Fieldai, uma startup de robótica apoiada por Bill Gates, Jeff Bezos e outros, levantou US $ 405 milhões em rodadas de financiamento recentes, enquanto a empresa da Califórnia pretende implantar seu “cérebro de software” em vários robôs em diversos ambientes.
O investimento, que veio em rodadas consecutivas da Série A e A1, valoriza a startup de 2 anos em US $ 2 bilhões, de acordo com relatórios da Axios e CNBC na quarta-feira.
Gates Frontier, um braço de investimento do co-fundador da Microsoft, anteriormente apoiou o Fieldai. A Bezos Expeditions, o Escritório de Investimentos do Fundador da Amazon, juntou -se à última rodada de excesso de inscrições junto com a Nventures (Arm de capital de risco da NVIDIA), BHP Ventures, Canaan Partners, Emerson Collective, Intel Capital, Khosla Ventures, Prysm, Temasek e outros.
Fieldai constrói a inteligência que alimenta robôs humanóides e outras modalidades, incluindo quadrúpedes, robôs com rodas e veículos em escala de passageiros. A empresa diz que sua plataforma – chamada Field Foundation Models – difere da visão convencional ou modelos de idiomas adaptados para a robótica. Os FFMs são projetados para lidar com incerteza, risco e as restrições físicas do mundo real e navegam e trabalham com segurança em ambientes dinâmicos e não estruturados sem mapas, GPs anteriores ou caminhos predefinidos.
A Fieldai anexa seu sistema a hardware de robôs de terceiros e pode trabalhar de forma autônoma em indústrias, incluindo construção, energia, fabricação, entrega urbana e inspeção.
A aceleração da robótica é evidente em empresas como a Amazon, onde a gigante da tecnologia implantou mais de 1 milhão de robôs em sua rede de atendimento, com o objetivo de tornar o Warehouse funcionar mais seguro e mais eficiente.
A Amazon investiu na robótica de agilidade com sede em Salem, Ore., por meio de seu Fundo de Inovação Industrial, um fundo de capital de risco de bilhões de dólares que apóia diferentes formas de tecnologia da cadeia de suprimentos. A agilidade – conhecida por seu robô de armazém bípede de bípede de dígitos, estava arrecadando US $ 400 milhões em novos financiamentos no início deste ano, segundo relatos.
No ano passado, a Amazon contratou três dos fundadores da CoVariant, uma startup da Bay Area que desenvolve a IA para sistemas avançados de robótica do Warehouse.
A Bezos Expeditions anteriormente se juntou a uma rodada de financiamento de US $ 400 milhões para a Inteligência Física, uma startup de robôs em São Francisco que também é apoiada pelo Openai.
Fieldai é liderado por veteranos em IA robótica de DeepMind, Google Brain, Tesla Autopilot, NASA JPL, SpaceX, Zoox, Cruise, Amazon, Darpa, Tri e outros.
“Com uma profunda compreensão da resiliência e robustez necessárias para implantar IA robótica em condições complexas do mundo real, adotamos uma abordagem fundamentalmente diferente”, disse o fundador e CEO Ali Agha em comunicado. “Em vez de tentar modelos de linguagem e visão de sapatos de calçados em robótica-apenas para abordar suas alucinações e limitações como uma reflexão tardia-, projetamos arquiteturas intrinsecamente conscientes dos riscos.”