Waymo está pronto para começar a “estabelecer as bases para o futuro serviço comercial” na área de Seattle, anunciou a empresa autônoma de veículos na terça -feira. Mas ainda pode demorar um pouco para que os táxis sem motorista comecem a transportar pessoas pelas ruas da cidade, pois o estado de Washington carece de regulamentos que permitam suas operações.
Waymo disse ao Geekwire que está lançando uma dúzia de seus veículos autônomos nesta semana na área de Seattle, testando para garantir que sua “tecnologia possa se adaptar às ruas de Washington”, disse o porta -voz Sandy Karp.
Em postagens no blog oficial da empresa e nos canais de mídia social, Waymo disse que estava indo para o norte, para o noroeste do Pacífico.
“Passamos anos conhecendo a área – desde comunidades ao redor (Lake Washington) até seu clima notoriamente chuvoso”, dizia a postagem de blog de Waymo. “Essa experiência tem sido vital para nos ajudar a servir os pilotos a brilhar ou brilhar em cidades de todo o país. Estamos ansiosos para trazer o mesmo serviço seguro, acessível e sustentável a você”.
A Waymo estará testando SUVs e veículos elétricos da Jaguar I-PACE da Zeekr, uma montadora chinesa sob a empresa controladora da Geely Holding, que também é proprietária da Volvo. Karp descreveu os Zeekr EVs como “adoráveis pequenas caixas azuis”. Os veículos usarão a tecnologia Waymo de sexta geração que é adaptada para o clima úmido.
A Waymo não forneceu um estádio para quando os pilotos da área de Seattle poderão saudar um táxi sem motorista, dizendo que depende de quanto tempo leva para concluir os testes de segurança com os motoristas presentes e depois totalmente autonomamente sem pilotos.
Estamos indo para o norte – o noroeste do Pacífico para ser exato! Hoje, estamos retornando ao estado de Washington, enquanto colocamos as bases para lançar nosso serviço autônomo de carona na área metropolitana de Seattle. Saiba mais: https://t.co/3j8gkvbw7y pic.twitter.com/onnwr9jgcu
– Waymo (@waymo) 2 de setembro de 2025
Fazer veículos sem motorista em funcionamento em Seattle e cidades vizinhas, incluindo Bellevue, tem sido um processo lento, informou o Geekwire no mês passado. Os legisladores de Washington lutaram com preocupações com a segurança dos veículos e não estão correndo para montar uma estrutura que recebe carros autônomos na estrada.
As empresas que operam esses veículos argumentaram que a ausência de um roteiro para a comercialização pode desencorajar testes rigorosos.
Waymo, que começou em 2009 como o projeto de carro autônomo do Google, atualmente facilita centenas de milhares de viagens totalmente autônomas a cada semana em cinco cidades, incluindo São Francisco, Los Angeles, Phoenix, Atlanta e Austin. Juntamente com Seattle, a empresa disse na terça -feira que estava adicionando Denver à lista e disse anteriormente que planeja expandir o serviço no próximo ano para Miami, Washington, DC e Dallas.
Em 2022, o Google testou carros em Bellevue e Kirkland por seis meses para entender melhor as operações em clima chuvoso. O anúncio de terça -feira sinaliza um compromisso mais longo, disse Waymo.
“Estamos aqui para servir os pilotos no futuro desta vez”, disse Karp.
O Departamento de Transportes de Seattle (SDOT) passou anos se preparando para veículos autônomos, com a criação de um programa de permissão para testes de veículos; uma visão estratégica para integrar veículos sem motorista à cidade; planos para um programa de primeira vez na nação para manter os veículos autônomos longe de zonas de emergência; e recomendações das partes interessadas para garantir a equidade e as proteções ambientais nas regulamentações de carros sem motorista.
Karp disse que a Waymo escalará sua frota ao longo do tempo e operará no distrito internacional de Seattle, no distrito central, na rainha Anne e nos bairros do distrito universitário, além de Bellevue e Kirkland.
A empresa está ansiosa para oferecer melhorias em “segurança e mobilidade” em Washington através de seu serviço, disse Karp.
Ela acrescentou que Waymo e Seattle alinharam os objetivos, dizendo que há uma “sinergia entre os objetivos compartilhados da cidade para receber e explorar novas tecnologias, especialmente o aspecto da sustentabilidade”.
A Zoox, de propriedade da Amazon, começou a testar em Seattle em 2021. A CNBC informou no início deste ano que a Zoox abriu uma nova instalação de fabricação na Califórnia para aumentar a produção de sua frota de Robotaxi antes da lançamento comercial.
A General Motors e os carros testados em cruzeiros apoiados pela Microsoft em Seattle em 2023-para também aprender com o ambiente úmido e montanhoso. Mas a empresa fechou um centro de engenharia da Bellevue no final daquele ano e a GM saiu do mercado de Robotaxi em dezembro de 2024.
Relacionado:
- Apesar do status de centro de tecnologia global, os passageiros de Seattle ainda não conseguem saudar um passeio sem motorista
- Como é montar um carro de direção autônomo