Maratona Internacional de Floripa reafirma a Ilha da Magia como reconhecido destino do turismo esportivo no Brasil, fortalece a economia local e inspira gerações a se conectarem com hábitos saudáveis
Pedaço de terra cercado – e recheado – de esporte por todos os lados. Seja bem-vindo à nova capital brasileira do esporte. As praias colocaram Florianópolis no cenário esportivo nos anos 1980 e 1990 por conta do surfe. Mas em um país em que a corrida de rua ganha cada vez mais adeptos e se firma como uma das modalidades que mais crescem, a cidade vem se destacando como o destino obrigatório para quem tem a prática esportiva como estilo de vida.
Continua sendo a Floripa do surfe, mas também é a cidade das melhores competições de skate, do Ironman Brasil e de uma das maiores maratonas do país. A Maratona Internacional de Floripa Fibra consolida essa condição a cada edição. No ano passado, por exemplo, foi a quarta maior maratona brasileira em número total de participantes. Com 19,1 mil atletas neste 2025, tornou-se o maior evento esportivo realizado em solo catarinense, superando inclusive o futebol.
“O esporte sempre teve um potencial forte enquanto motor da economia mundo afora. Atualmente, tem colocado Florianópolis como protagonista no país no que diz respeito aos grandes eventos, o que está alinhado com a qualidade dos serviços oferecidos na cidade. Com a Maratona Internacional de Floripa, não é diferente. Esse cenário, de uma agenda diversificada e pujante o ano inteiro, faz parte de uma nova realidade da cidade, que, além do esporte, vem se destacando no turismo de negócios, de saúde, de tecnologia e outros”, destaca Topázio Neto, prefeito de Florianópolis.

Não é à toa. Além de segurança, estrutura e oferta dos mais diferentes serviços na cidade ou na região da Grande Florianópolis, tem o que investimento algum é capaz de alcançar: belezas naturais. Evento esportivo bom e bem organizado existe em diferentes lugares do país. Mas o cenário de Floripa é diferente. Com o avanço do esporte de maneira geral, e especialmente da corrida de rua, a capital catarinense virou a capital do turismo esportivo.
“O esporte vem se consolidando como mais um dos acertos da cidade, e isso repercute nacional e internacionalmente. É uma agenda muito rica ao longo do ano, com alguns eventos se destacando na hora de consolidar a cidade no mapa: a etapa do circuito sul-americano de surf da WSL, o STU National, campeonato brasileiro de skate, que teve um resultado expressivo do interesse do público na última edição, o Ironman Brasil e as demais provas, com destaques para as corridas de rua, como a Maratona Internacional de Floripa”, argumenta Topázio.
Assim, fica evidente que eventos como a Maratona Internacional de Floripa Fibra transcendem a condição de atividade física ou lazer, consolidando-se como um verdadeiro vetor de desenvolvimento para Florianópolis. Ao mesmo tempo em que projeta a cidade como referência internacional em turismo esportivo, fortalece a economia local, valoriza a qualidade de vida da população e inspira novas gerações a se conectarem com hábitos mais saudáveis.

“Tudo indica que esse é um dos grandes potenciais turísticos da cidade, com potencial de crescimento daqui para a frente. Uma vez que apostamos no esporte, precisamos manter um fluxo crescente de melhorias tanto nos serviços disponíveis, na infraestrutura das vias e dos demais espaços utilizados para a prática esportiva, quanto no desenvolvimento de bases formativas para as novas gerações, na aproximação do tema com toda a população, para que compreendam a importância e os impactos positivos trazidos pelo setor”, finaliza Topázio.
Esse caminho, construído com seriedade e visão de futuro, mostra que investir no esporte é investir na identidade e no crescimento sustentável da Capital, garantindo que ela continue sendo reconhecida não apenas pelas suas belezas naturais, mas também pela excelência na organização de eventos e pelo protagonismo no cenário esportivo nacional e internacional.
Fonte ND Mais