CASAN participa de paineis sobre saneamento básico no COMAC-SC • Sul de Floripa

CASAN participa de paineis sobre saneamento básico no COMAC-SC 1

Em mais um dia de atividades do COMAC-SC (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios), a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) trouxe ao debate temas estratégicos para o setor de saneamento, com destaque para as participações no palco FECAM (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina), Consórcios e Associações e Arena Técnica.

O presidente da CASAN, Edson Moritz, levou para o palco FECAM a palestra “A transformação de uma empresa estatal em modelo de gestão”, destacando os avanços conquistados pela Companhia e a necessidade de inovação contínua. “Em um ambiente municipalista, foi importante apresentar a atual CASAN. Uma Companhia sólida e poderosa, que vem para ser protagonista no saneamento de Santa Catarina. Acredito que passamos para os participantes a imagem da CASAN na atualidade, mais eficiente e pronta para o mercado e as necessidades do saneamento no futuro”, reforçou o presidente.

Dividindo o painel, a secretária geral de Microrregiões de Água e Esgoto do Paraná, Márcia de Oliveira de Amorim, compartilhando os desafios e iniciativas adotadas pela cidade para alcançar as metas do Marco do Saneamento.

Também no palco FECAM, o diretor Financeiro, Carlos Ivan Sturzbecher, apresentou, pela manhã, a palestra “Financiando o Saneamento: A Experiência da CASAN na Captação de Recursos Sustentáveis e de Baixo Custo”. “Foi uma oportunidade de mostrar como a CASAN financia o saneamento básico para o público e esclarecer como é desafiador esse setor”, avaliou o diretor.

A programação do segundo dia  conta com outras quatro palestras com profissionais da Companhia. Na Arena Técnica, o chefe da divisão de Novos Produtos e Tecnologias, Alexandre Trevisan, apresentou o Programa “Esgotamento Sobre Rodas”, uma solução mais simples e inovadora no atendimento à demanda por serviços de esgotamento sanitário nos municípios de baixa densidade populacional.

No painel “Marco do Saneamento: como se preparar para o futuro”, o procurador-chefe da CASAN, Bruno Angeli Bonemer, dividiu a mesa com Magnus Caramori, da ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), e Rodrigo Leanhoz, do escritório Menezes Niebur, discutindo o papel das associações e consórcios na implementação das novas diretrizes do setor.

Ainda nesta tarde, o engenheiro sanitarista,  Paulo Roberto Costa, participa do painel “Saneamento Básico: dos Planos Municipais aos Contratos”, discutindo a importância da integração entre companhias e prefeituras para a consolidação de políticas públicas eficazes.

Encerrando o dia, o engenheiro sanitarista, Paulo Elias de Souza, apresenta o estudo de macro distribuição do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Florianópolis, trazendo dados técnicos que reforçam a importância do planejamento para garantir o fornecimento seguro e contínuo à população.

Além das palestras, os visitantes que circulam pelo estande da CASAN podem participar da atividade educativa como “tabuleiro humano”, aprender sobre educação ambiental e também se hidratar com um copinho de água da CASAN.



Fonte ==> Sul De Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *