Pesquisa internacional liderada pela UFSM, com participação da UFSC e 60 instituições em 20 países, revela relação entre hábitos não saudáveis e saúde mental dos universitários
Jovens universitários com estilo de vida pouco saudável apresentam maior probabilidade de desenvolver sintomas depressivos, conforme dados preliminares de um estudo internacional que conta com participação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Segundo a Agência de Comunicação da universidade, o projeto Unilife-M se destaca por investigar como comportamentos de estilo de vida e saúde mental se relacionam ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes.
Pesquisa analisa impacto de hábitos cotidianos na saúde mental de estudantes
Thiago Matias, professor responsável pela pesquisa na UFSC, explica que o estudo avalia diversos aspectos do estilo de vida. “Analisamos desde prática de atividade física, padrões alimentares, qualidade do sono, relações sociais até tempo de exposição a telas“.

O professor liderou uma equipe premiada em junho em congresso nacional com estudo sobre o tema, intitulado “A complexidade de um estilo de vida negativo pode expor universitário a riscos importantes para a depressão”.
A pesquisa identificou três perfis entre os participantes: 42,3% com hábitos mais saudáveis; 44% com perfil de risco para estilo de vida pouco saudável; 13,7% com combinação de ambos os padrões.

Matias destaca que, comparado ao grupo mais saudável, os demais apresentam maiores chances de desenvolver sintomas moderados e graves de depressão.
Os dados revelam que 54,4% dos universitários pesquisados apresentam triagem positiva para sintomatologia depressiva, indicando alto risco para a doença. Estudantes com estilos de vida menos saudáveis têm três vezes mais chances de manifestar esses sintomas.
“Evidências mostram que menor prática de exercícios físicos aumenta a suscetibilidade a ansiedade, depressão e estresse, assim como a alimentação influencia diretamente na saúde mental”, conclui Thiago Matias, professor da UFSC.
Fonte ==> NDMais