Em uma das maiores ondas tecnológicas de todos os tempos, a startup de Seattle e a comunidade de capital de risco estão perdendo o frenesi da AI.
Apesar do hype em torno de Seattle como um grande hub de IA, não há empresas da área de Seattle listadas entre as 100 principais acordos de financiamento de startups de IA até agora este ano, de acordo com o PitchBook.
Os investidores estão investindo dinheiro em startups de IA, que devoraram 64% de todos os dólares de empreendimento nos EUA no primeiro semestre de 2025.
Grande parte desse capital está indo para um grupo menor de startups de IA de alto nível, levantando rodadas de US $ 100 milhões ou mais-e este ano, nenhuma está baseada na área de Seattle.
Em nossa história no mês passado – Seattle pode ser dono da era da IA? – Pedimos a 20 investidores e fundadores que pesassem o potencial do ecossistema de startups da cidade. Muitos líderes comunitários compartilharam o otimismo, em parte devido à densidade do talento de engenharia que é crucial para a construção de empresas nativas da IA.
“Seattle é o melhor lugar do mundo a ser construído na IA. TOMPO FULLO”, disse Matt McIlwain, diretor administrativo da empresa de VC Madrona, com sede em Seattle, em um recente post do LinkedIn.
Sim, Seattle tem os hiperescaladores na Microsoft e na Amazon. Possui instituições de pesquisa de classe mundial (Universidade de Washington; Allen Institute for IA). Possui postos avançados substanciais do Vale do Silício. E possui mais engenheiros de IA do que qualquer região além da área da baía.
Mas ainda não tem o que poderia ser o próximo Microsoft ou Amazon – seu próprio antrópico, Openai, Xai, Perplexity ou outra empresa definidora da era da IA.
Essas empresas-juntamente com um punhado de outras startups quentes (escala de IA, banco de dados, laboratórios de máquinas pensando, Anysphere, Grammarly etc.)-estão todos baseados em São Francisco, que se tornou o epicentro da IA como parte de uma chamada transformação na cidade.
Seattle adicionou dois espaços focados na IA no ano passado: AI House and Foundations. Mas as vibrações da IA em Seattle não estão nem perto de São Francisco ou Vale do Silício.
Algumas empresas de estágio inicial estão deixando Seattle para a área da baía, como o Nectar Social, uma startup de comércio social movida a IA.
“Não se tratava de deixar Seattle – era de dar ao Nectar a melhor chance possível de definir uma nova categoria”, disse Misbah Uraziee, CEO da Nectar Social, ao Geekwire no início deste mês. “Às vezes, isso significa estar onde o jogo está sendo jogado no mais alto nível.”
Aviel Ginzburg, que lidera as fundações e é um líder comunitário de longa data de startup de Seattle, respondeu a essa história: “Em muitos casos, sendo esse um deles, Seattle não é o melhor lugar para construir sua empresa”, disse Ginzburg sobre a mudança de Nectar, em um post no LinkedIn. “Já há o suficiente contra você, você precisa aproveitar todas as vantagens possível.”
Cobrimos essa tendência há dois anos. O Seattle estava faltando nas listas de startups da IA também naquela época.
Desde então, as empresas de IA se tornaram mais influentes e atraíram mais capital. E Seattle ainda não está aparecendo.
Obviamente, existem empresas impactantes além da bolha da IA. Mas entre as 75 maiores rodadas do segundo trimestre – que inclui IA e outras indústrias – existem apenas duas empresas da região de Seattle, de acordo com o PitchBook:
- A Terrapower, uma empresa nuclear fundada em 2008, apoiada por Bill Gates e levantou US $ 650 milhões em junho.
- Chainguard, uma startup de segurança cibernética que levantou US $ 356 milhões em abril e tem apenas alguns funcionários na área de Seattle.
E sim, a área de Seattle é o lar de algumas startups altamente intrigantes e já sucessos, classificadas no Geekwire 200, nossa lista das principais startups de capital privado do noroeste do Pacífico.
- Energia helionalmente (No. 2), apoiado por Sam Altman e Softbank, do Openai, pode desempenhar um papel enorme em ajudar os data centers de energia necessários para os aplicativos de IA.
- Statig (No. 5), o mais novo unicórnio de Seattle, está montando a onda de IA com suas ferramentas de desenvolvimento de produtos de experimentação e observação.
- Overland AI (No. 15), Leia ai (No. 18) e Droga ai (No. 28) são algumas das principais startups notáveis da IA na lista.
- Grupo14 (No. 26), que fabrica baterias que podem alimentar smartphones AII, apenas arrecadaram US $ 463 milhões.
- Outpace Bio (No. 40) está entre uma safra de startups de biotecnologia – muitos lançados do renomado Instituto de Projeto de Proteínas da UW – usando a IA para desenvolver novas terapias e tratamentos.
Por enquanto, porém, a reputação de Seattle como um hub de IA é mais sobre grande tecnologia do que startups.
Por que Seattle não produziu uma startup de breakout na IA? Comente no LinkedIn ou envie um email para taylor@geekwire.com.
Anteriormente: Seattle pode ser dono da era da IA? Pedimos a 20 investidores e fundadores que pesassem o potencial de inicialização da cidade