A volta da Chapecoense à Série A do Campeonato Brasileiro vai muito além das quatro linhas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Márcio da Paixão Rodrigues, o retorno à elite do futebol nacional representa um impulso direto e indireto na economia de Chapecó.
Segundo ele, todos os detalhes impactam no movimento econômico do município. Desde a contratação de fornecedores para atender as demandas do clube, até os gastos dos próprios torcedores da cidade, tudo contribui para aquecer a economia local. Alimentação, transporte, estacionamento, deslocamentos e consumo no comércio são exemplos de despesas que, somadas, geram efeito significativo.
“São pequenos detalhes que têm efeito direto ou indireto na economia. Cada jogo movimenta uma cadeia ampla de serviços”, destaca o secretário.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Paixão ressalta ainda que o município amplia as receitas fiscais com o aumento do consumo, especialmente com a realização de mais jogos e o crescimento do fluxo de visitantes.
A presença de turistas impulsiona setores estratégicos, como a rede hoteleira e os restaurantes, fortalecendo diferentes áreas da economia. “São efeitos que acabam movimentando de uma forma bastante intensa a economia local”, afirma.
Chapecoense fez a melhor estreia de Brasileirão na sua históriaFoto: Rafael Bressan/ACF/NDAlém do impacto financeiro, o secretário chama atenção para um fator estratégico: a visibilidade. Com a Chapecoense novamente na Série A, Chapecó ganha projeção nacional, o que melhora a percepção da marca do município. Essa exposição contribui para a atração de eventos, novos investimentos e oportunidades de negócios.
Para a administração municipal, o retorno à elite do futebol representa não apenas uma conquista esportiva, mas também um importante vetor de desenvolvimento econômico e institucional para a cidade.
Arena Condá é a casa da Chapecoense. Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó/ND MaisAcesso da Chapecoense
O acesso do Verdão a elite do futebol brasileiro foi cravada em novembro do ano passado, contra o Atlético-GO. Logo após a conquista, os torcedores lotaram as principais ruas de Chapecó para celebrar a volta ao campeonato.
A equipe vai jogar à Série A em 2026, cinco anos após a última participação do Verdão, que foi em 2021. A equipe terminou a Série B na terceira colocação, com 62 pontos.
Arena Condá fica localizada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Foto: Leandro Schmidt/PMC/Divulgação Nd Mais
Fonte ND Mais