A Prefeitura de Florianópolis abriu o credenciamento de empresas interessadas em prestar serviços de transporte de passageiros até a Ilha do Campeche durante a temporada de verão 2025/2026. O edital permanece aberto, com vigência iniciada a partir da publicação oficial, e poderá ser republicado a cada 12 meses ou quando houver ato administrativo em sentido contrário.
Com a gestão da Ilha do Campeche oficialmente sob responsabilidade do município, o controle rigoroso de acesso e respeito ao limite diário de 800 visitantes foi reforçado. Parte dessas vagas é operada por associações já credenciadas pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), enquanto até 120 vagas diárias são destinadas ao acesso por meios próprios ou transporte autorizado.
“No caso do transporte comercial, é necessário que a empresa esteja credenciada junto à Prefeitura pelo processo que abrimos, o que costuma ser a melhor opção para grupos maiores. O pagamento do visitante é feito diretamente à operadora, incluindo o deslocamento e o voucher de acesso à Ilha. Agora quem optar por ir com embarcação própria, por exemplo, com amigos ou família, não precisa de credenciamento. Basta emitir a autorização de visitação no site da Prefeitura”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.
O novo credenciamento permite que empresas interessadas operem dentro dessa cota, oferecendo transporte regular com valor máximo de R$150 por pessoa (ida e volta). O objetivo é ampliar as opções de acesso à ilha, garantindo segurança, regularidade e preços mais acessíveis. “Adotamos esse modelo justamente para identificar eventuais deficiências e necessidades. A partir desse diagnóstico, poderemos promover ajustes ao longo do ano e implementar melhorias já para a próxima temporada”, destaca Waltrick.
Podem participar apenas pessoas jurídicas que atendam aos requisitos do edital, incluindo documentação completa, embarcação registrada e em perfeitas condições de navegabilidade, além de tripulação habilitada e manutenção preventiva em dia. As rotas e pontos de embarque autorizados são Armação, Campeche e Barra da Lagoa, com entrada na Ilha permitida entre 9h e 17h.
As empresas credenciadas também deverão reservar duas vagas diárias gratuitas para colaboradores da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), mediante comprovação de vínculo, garantindo suporte às ações de gestão e fiscalização da Unidade de Conservação.
A lista será atualizada no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), no site da Prefeitura e no site do órgão responsável. O edital completo está disponível no site da Prefeitura – bit.ly/editalcredenciamentopmf e a documentação para credenciamento deve ser enviada para [email protected].
Fonte ==> Semanario-SC