A Lagoa da Conceição, que voltou a apresentar manchas marrons na quinta-feira (11), tem sete, dos noveáreas analisadas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) impróprias para banho. A informação integra o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (12).
O levantamento aponta que das 251 amostras coletadas no litoral catarinense, 189 estão aptos para banho, o que representa 75,3%. Em Florianópolis, apenas 68,97% das áreas estão balneáveis.
O instituto coletou amostras entre os dias 8 e 12 de dezembro. Em comparação com a semana anterior, o número de áreas aptas para para banho aumentou. Na semana de 1º a 05 de dezembro, 72,51% da costa catarinense estava propícia. Em Florianópolis, esse número era de 66,67%.
Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir
Lagoa da Conceição e praia exuberante estão impróprias para banho
O relatório do IMA aponta que boa parte da Lagoa da Conceição está na relação de áreas impróprias para banho. Os únicos pontos que passaram na análise são o ponto 43, em frente ao acesso para o Rio Tavares, e o ponto 61, em frente à Avenida das Rendeiras, altura do número 1480. Na semana anterior, eram seis pontos.
Ponto da Praia Brava, no Norte da Ilha, está impróprio para banhoFoto: Reprodução/PMF/ND MaisA Praia Brava, no Norte da Ilha, também está com um, entre três pontos analisados, inaptos para banho segundo o relatório. A região fica no ponto 69, próximo ao riacho. As demais áreas foram aprovadas. Em Jurerê, também no Norte da Ilha, o ponto em frente à Rua Luis Rampa também está inapto para banho.
Veja a lista completa:
Como é feito o relatório de balneabilidade do IMA
O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no Estado. O programa é vigente desde o ano de 1976.
Em relação ao mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas) e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), tem ponto entre as áreas impróprias para banhoFoto: Reprodução/Viagens e Caminhos/NDConforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Fonte ==> NDMais