Praias impróprias para banho em SC: confira relatório do IMA

Lagoa da Conceição em FlorianópolisFoto: Allan Carvalho/PMF

Lagoa da Conceição em FlorianópolisFoto: Allan Carvalho/PMF

A Lagoa da Conceição, que voltou a apresentar manchas marrons na quinta-feira (11), tem sete, dos noveáreas analisadas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) impróprias para banho. A informação integra o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (12).

O levantamento aponta que das 251 amostras coletadas no litoral catarinense, 189 estão aptos para banho, o que representa 75,3%. Em Florianópolis, apenas 68,97% das áreas estão balneáveis.

O instituto coletou amostras entre os dias 8 e 12 de dezembro. Em comparação com a semana anterior, o número de áreas aptas para para banho aumentou. Na semana de 1º a 05 de dezembro, 72,51% da costa catarinense estava propícia. Em Florianópolis, esse número era de 66,67%.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Lagoa da Conceição e praia exuberante estão impróprias para banho

O relatório do IMA aponta que boa parte da Lagoa da Conceição está na relação de áreas impróprias para banho. Os únicos pontos que passaram na análise são o ponto 43, em frente ao acesso para o Rio Tavares, e o ponto 61, em frente à Avenida das Rendeiras, altura do número 1480. Na semana anterior, eram seis pontos.

Praia Brava, no Norte da Ilha, que tem ponto entre as áreas impróprias para banhoPonto da Praia Brava, no Norte da Ilha, está impróprio para banhoFoto: Reprodução/PMF/ND Mais

A Praia Brava, no Norte da Ilha, também está com um, entre três pontos analisados, inaptos para banho segundo o relatório. A região fica no ponto 69, próximo ao riacho. As demais áreas foram aprovadas. Em Jurerê, também no Norte da Ilha, o ponto em frente à Rua Luis Rampa também está inapto para banho.

Veja a lista completa:

Como é feito o relatório de balneabilidade do IMA

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no Estado. O programa é vigente desde o ano de 1976.

Em relação ao mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da ANA (Agência Nacional de Águas) e CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), tem ponto entre as áreas impróprias para banhoFoto: Reprodução/Viagens e Caminhos/NDPraia de Jurerê, em Florianópolis (SC), tem ponto entre as áreas impróprias para banhoFoto: Reprodução/Viagens e Caminhos/ND

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.



Fonte ==> NDMais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 = ?
Reload

Please enter the characters shown in the CAPTCHA to verify that you are human.