Foi fundada em Santa Catarina uma entidade inédita de turismo, a Associação de Guias de Turismo (AGT-SC).
A entidade foi criada por um grupo de 21 guias de turismo profissionais de todas as regiões do estado e elegeu para presidente Mário Costa Júnior, que está finalizando este mês o mandato à frente do Destino Floripa & Região.
Os diretores e conselheiros são profissionais de Blumenau, Balneário Camboriú, Urubici, Joinville, Itapiranga e Jacinto Machado.
Mário foi o primeiro guia de turismo a presidir um convention no Brasil e destaca que a nova associação foi criada para representar, fortalecer e valorizar os profissionais que são responsáveis por conduzir, interpretar e assegurar uma boa experiência aos visitantes.
Sem fins lucrativos, a entidade também irá atuar pela prática legal da profissão e promover qualificação técnica contínua dos guias.
A importância da AGT-SC é ainda maior com a vigência da lei estadual 19.382/2025, publicada em julho deste ano, que torna obrigatória a presença de guia de turismo em excursões, passeios turísticos, traslados e roteiros no estado.
A nova legislação também estabelece que somente o Guia de Turismo Regional de Santa Catarina pode fazer o acompanhamento de turistas em passeios e visitas dentro do território estadual, mesmo que os visitantes tenham guia nacional, nesse caso, o profissional nacional pode dar assistência em procedimentos de bordo e acomodação em hospedagens, mas o acompanhamento em passeios é competência do profissional regional.
“A presença de guias regionais traz mais segurança ao turista, valoriza o conhecimento técnico sobre cultura, história, gastronomia e natureza, aumenta a proteção ao patrimônio histórico e natural e combate a prestação irregular de serviços de guiamento, profissionalizando e qualificando ainda mais o turismo”, afirma o presidente da AGT-SC.
Conheça os membros da diretoria e conselho fiscal da AGT-SC
Diretoria Executiva
- Presidente: Mário Costa Júnior – Florianópolis;
- Vice-Presidente: Cláudia Roberta Schimendes Tiscoski – Florianópolis;
- Secretária-Geral: Jaci Conink – Blumenau;
- Tesoureira: Márcia Graciela Gartner Aurich – Florianópolis;
Conselho Fiscal
- Efetivos: Maria Ivone Batista (Balneário Camboriú), Sergio José de Lima (Urubici) e Waldraudt Wilke (Joinville);
- Suplentes: Edevaldo Antônio Kraemer (Itapiranga) e Dilton Pacheco (Jacinto Machado).
Fonte ==> EconomiaSC