O Avaí ganhou do Carlos Renaux, criou muito, mas continua expondo riscos no setor defensivo

Baldini, zagueiro do Avaí, fez o único gol da vitória do Leão contra o Carlos Renaux

Baldini, zagueiro do Avaí, fez o único gol da vitória do Leão contra o Carlos RenauxFoto: Fabiano Rateke/AFC/ND

A vitória do Avaí por 1 a 0 sobre o Carlos Renaux, na Ressacada, deixa sentimentos mistos para o torcedor. O resultado é positivo, reabilita o time da derrota contra o Criciúma e mantém a equipe somando pontos importantes neste início de Campeonato Catarinense.

Mas o desempenho expôs, mais uma vez, virtudes ofensivas claras e fragilidades defensivas que preocupam. Foi um jogo de muitas chances de gol, em número muito superior para o Avaí, mas que poderia ter tomado outro rumo diante dos espaços concedidos ao adversário.

O Carlos Renaux mostrou-se uma equipe bastante limitada, sobretudo no sistema defensivo e na marcação. O Avaí encontrou faixas do campo generosas durante praticamente toda a partida, circulou a bola com facilidade e criou inúmeras oportunidades, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. Um gol foi bem anulado, e Talisson desperdiçou duas chances incríveis, Maurício Garcez também teve oportunidade clara, assim como Thayllon e Josmar na etapa final.

Faça como milhões de leitores informados: siga o ND Mais no Google. Seguir

Os números reforçam o domínio azurra: 60% de posse de bola contra 40%, 13 finalizações contra apenas cinco do Carlos Renaux, sendo sete no alvo, enquanto o adversário acertou apenas uma. Foram ainda 11 escanteios a favor do Avaí. Mesmo assim, o jogo teve momentos de desequilíbrio, já que o Carlos Renaux, apesar de suas limitações, também criou oportunidades e chegou a acertar o travessão no segundo tempo.

Defensivamente, o Avaí segue cometendo erros de marcação e falhas na saída de bola, tanto pelo lado direito quanto pelo esquerdo. Sempre que é atacado, sofre para se organizar defensivamente. Do meio para frente, porém, o time apresenta boas virtudes, com destaque para Daniel Penha, que fez grande partida e deu a assistência no gol da vitória. O gol, marcado pelo garoto da base Baldini, saiu em jogada ensaiada de escanteio, bola no primeiro pau, mostrando a importância do trabalho de bola parada.

O meia do Avaí, Daniel Penha, teve atuação destacada na vitória de 1 a 0 contra o Carlos RenauxFoto: Fabiano Rateke/AFC/NDO meia do Avaí, Daniel Penha, teve atuação destacada na vitória de 1 a 0 contra o Carlos RenauxFoto: Fabiano Rateke/AFC/ND

Valeu pela vitória, mas ficou a sensação de que o Avaí poderia ter construído um placar muito mais elástico, algo como 4 a 2 ou 5 a 3, diante da fragilidade do adversário, que somou sua terceira derrota seguida, todas por placar mínimo. Para a sequência do Estadual, o técnico Cauan de Almeida terá trabalho para ajustar o equilíbrio defensivo, já que o time é agressivo com a bola, mas extremamente exposto sem ela.

Contra equipes mais qualificadas, isso pode custar caro. O início é promissor no ataque, mas a segurança defensiva ainda precisa evoluir para dar mais confiança ao torcedor.

Treinador do Avaí, Cauan de Almeida, foi expulso e está fora do Clássico

Cauan de Almeida foi expulso na vitória contra o Carlos Renaux e desfalca o Leão no ClássicoFoto: Fabiano Rateke/AFC/NDCauan de Almeida foi expulso na vitória contra o Carlos Renaux e desfalca o Leão no ClássicoFoto: Fabiano Rateke/AFC/ND

O ponto negativo do jogo foi a expulsão do treinador Azurra, Cauan de Almeida, que está fora do clássico de domingo. O treinador é jovem, está em sua terceira temporada como treinador de uma equipe profissional de futebol e precisa se conter nas reclamações.

Por mais que a arbitragem merecesse críticas pontuais, não justifica uma expulsão em um jogo que não precisava de nervos a flor da pele, a ponto de provocar uma expulsão.

No clássico o time deve ser comandado na lateral do campo pelo seu auxiliar técnico Léo Cherede junto com Marquinhos Santos.



Fonte ==> NDMais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 * 4 = ?
Reload

Please enter the characters shown in the CAPTCHA to verify that you are human.