A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Florianópolis recebeu nesta última segunda-feira (22) representante da Associação Canábica Floriplanta. O espaço teve como objetivo ampliar o debate sobre o acesso à cannabis medicinal e os benefícios do tratamento para pacientes com diferentes condições de saúde.
Durante a apresentação, o vice-presidente da associação, Leonardo Penna, destacou que a Floriplanta reúne pacientes, familiares e profissionais de diferentes áreas que atuam para garantir acesso seguro e responsável à cannabis medicinal.
Segundo ele, um dos principais desafios enfrentados atualmente é o acesso à informação de qualidade e à medicação, que ainda possui alto custo para muitas famílias. Leonardo também ressaltou a importância da participação na Tribuna Livre para dar visibilidade às necessidades dos pacientes e defender a criação de políticas públicas que ampliem o acesso ao tratamento.
Ao longo da exposição, foram apresentados vídeos com relatos de famílias atendidas pela associação. Uma das mães relatou que seus dois filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentaram avanços no desenvolvimento, na comunicação e na aprendizagem após o início do tratamento.
Outro depoimento mostrou a melhora no comportamento, no sono e na qualidade de vida de uma criança de 3 anos diagnosticada com autismo. Também foi compartilhada a experiência de uma adolescente que passou a ter noites de sono mais regulares após o uso da medicação.
Leonardo Penna destacou projeto desenvolvido pela Floriplanta voltado especialmente a pessoas com TEA, que oferece acompanhamento desde a avaliação médica até o monitoramento dos resultados do tratamento. Atualmente, a iniciativa acompanha 25 pacientes e busca ampliar o atendimento às famílias que necessitam desse suporte.
Ao encerrar sua participação, o representante da associação defendeu o avanço de políticas públicas que garantam a distribuição de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), citando experiências já adotadas em outros municípios catarinenses.
Vereadores se manifestaram sobre o tema. A vereadora Carla Ayres (PT) destacou projetos em tramitação na Câmara relacionados ao incentivo à pesquisa e à ampliação do acesso à cannabis medicinal na rede pública de saúde. Já o vereador Diácono Ricardo (PSD) compartilhou experiências familiares com o tratamento e relatou resultados positivos obtidos por sua mãe e sua irmã.
O vereador Gui Pereira (PDT), autor do requerimento que viabilizou a Tribuna Livre, ressaltou a importância de promover o diálogo sobre o tema e ampliar o conhecimento da população sobre os usos terapêuticos da cannabis medicinal.
” Se for usado de forma medicinal e se tiver o selo da Anvisa, que a gente possa dentro da legalidade ajudar com essa medicina. Isso depende muito de leis, de projetos que venham a ser aprovados até por essa casa legislativa e que beneficiem no final a ponta, que é os que mais precisam”, disse Gui Pereira.
O debate também contou com manifestações de parlamentares favoráveis ao aprofundamento das discussões sobre regulamentação, pesquisa científica e ampliação do acesso ao tratamento para pacientes que dependem da cannabis medicinal para melhorar sua qualidade de vida.
Fonte ==> Semanario-SC